segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Cidade-Jardim de Ebenezer Howard

Ebenezer Howard foi o criador das cidades-jardins, militante socialista, escreveu sua obra em 1989 : Tomorrow: A Peaceful Path to Social Reform ( Amanhã: um caminho pacífico para a reforma social), que foi editada em 1902 com o título: Garden Cities of Tomorrow (Cidades-jardins de amanhã). Em 1899, juntamente com amigos, cria a Garden City Association, e a partir de 1903 adquiriu seu primeiro terreno em Letchworth e contratou dois arquitetos Parker e Unuin para projetarem a cidade.
“ Ele aspirava nada menos que à abolição dos males da Revolução Industrial, à eliminação dos cortiços e doa apinhados bairros industriais. Tudo deveria ser conquistado sem suiscitar o antagonismo de qualquer grupo, nem mesmo dos proprietários. Esperava-se criar novas formas de riqueza publica por meio de uma completa inversão de valores, sem nem mesmo esperar que algum partido político solitário a tais princípios estivesse no poder.” (GIEDION, 1995, pág. 805)
Para Howard não havia apenas a vida no campo e na cidade, tinha uma terceira possibilidade, que era a união dos dois. Eram dois imãs principais: cidade x campo, cada um procurando atrair a população, de acordo com Choay, os dois imãs ofereciam para os moradores vantagens e desvantagens:
“ (...) o Imã-Cidade, comparado com o Imã-Campo, oferece a vantagem dos altos salário, das oportunidades de emprego e das previsões tentadoras de progresso; mas essas vantagens são amplamente compensadas pelos preços altos. A vida social que proporciona e seus locais de diversão são muito mais atraentes; as horas excessivas de trabalho durante o dia e a noite, as distancias que separam do trabalho, e o “isolamento da multidão” tendem a reduzir muito o valor dessas boas coisas. As ruas bem iluminadas constituem um grande atrativo, especialmente no inverno (...). Há no campo belas paisagens senhoriais, bosques perfumados, ar fresco, murmúrio das águas. Os aluguéis, calculados por acre, são certamente baixos, mas esses alugueis baixos são a conseqüência natural dos baixos salários, e não uma fonte de conforto substancial, ao passo que as longas horas e a falta de diversão fazem com que a luz do sol e o ar piro não consigam mais alegrar os corações, A única industria, que é a agricultura, sofrre freqüentemente com as chuvas excessivas, a que se acrescenta, nas épocas da sexa, também, a escassez de água, ate para beber.” CHOAY, 1979, pág 220).
Criando assim um terceiro imã, o Imã cidade-campo, tentando unir as vantagens de cada lado.Foi adquirido uma propriedade de 2400 hectares, mediante empréstimo, por um preço de 2500 franco o hectare, foi outorgada em nome de quatro homens, que fizeram um depósito a título de garantia, primeiro para os credores e depois para população da cidade-jardim, neste terreno então seria construída a cidade, no centro dessa área e com 1130 metros de raio e os alugueis são pagos a administração e o lucro vai para o Conselho Central para serem gastos em obras públicas.
“A essência do plano era que a comunidade controlasse a terra e que todos os lucros provenientes do aumento do seu valor pudessem reverter para a comunidade, a fim de desenvorajar qualquer tipo de especulação.” ( GIEDION, 2004, pág. 805)


Três Imãs: cidade, campo e cidade-campo

Howard estabelece uma população de 30000 pessoas na cidade e 2000 na área agrícola, quando uma cidade atingisse a sua capacidade de suporte, novas cidades deveriam ser formadas em torno de uma cidade central de 58.000 habitantes, formando um conjunto de cidades interligadas por meio de ferrovias e rodovias, os habitantes poderiam chegar na outra cidade em poucos minutos através de um transporte rápido, assim vão surgindo as cidades em volta da principal, o transporte feito pela estrada de ferro, com linha intermunicipal possui 32 quilômetros de extensão, a cidade vizinha mais afastada poderia ter apenas 16 quilômetros de distancia, que dariam 12 minutos. Tem também um sistema de estrada de ferro que Poe cada cidade do circulo exterior em comunicação com a central.



Sistema de cidades
A cidade era dividida em seis bulevares, com 36 metros de largura, dividindo a cidade em seis partes, no centro tem um espaço de dois hectares para o jardim, onde fica em volta os edifícios públicos, cada um em um terreno e espaçados, com a câmara, sala de concerto e leitura, teatro, biblioteca, museu, galeria de arte etc. O restante do espaço forma o Palácio de Cristal, formando um parque publico com 58 hectares, com pátio de recreação, em volta do Parque Central possui uma arcada de vidro que se abre para o Parque, o Palácio de Cristal serve como abrigo para dias chuvosos, venda de produtos, jardim de inverno e um conjunto de exposição permanente, ele é de fácil acesso, fazendo com que as pessoas percorram no máximo 550 metro até chegar nele.


Cidade Jardim



Seção da cidade-jardim

“ A cidade-jardim é a única proprietária do terreno e pode dar a um locatário, por exemplo um comerciante privado ou uma sociedade de panos ou artigo de fantasias, um certo espaço dentro da Grande Arcada (Palácio de Cristal), mediante um aluguel contributivo anual determinado (...) Enquanto você satisfizer o público, nenhuma parte do espaço reservado à recreação será alugada a ninguém que se dedique ao mesmo negócio que você. Devemos, entretanto, evitar o monopólio. Se o publico tiver queixas de seu serviço e quiser que a arma representada pela concorrência seja empregada contra você, alugaremos debaixo da Arcada, se isto for requerido por um certo numero de habitantes, o espaço necessário para o estabelecimento de algum comerciante desejoso de abrir um negócio concorrente.” (CHOAY, 1979, pág. 225)
A maioria das casas são construídas na forma de anéis concêntricos, com a frente para as avenidas ou ao longo dos bulevares e das vias que convergem para o centro. São 5500 terrenos, com 6,5 por 44 metros ou 6,5 por 33 metros, algumas com jardins comunitários e cozinhas cooperativas. As ruas são arborizadas, com uma avenida central, “ grande avenida”, com 125 metros de largura, formando um cinturão verde com mais de 5 quilômetros dividido em duas coroas a parte da cidade que estende para fora do Parque Central formando um parque adicional de 50 hectares, na avenida, são seis áreas coma uma com um hectare e meio, para escolas publicas, quadras de jogos, jardins, igrejas etc.
“ Os serviços seriam fornecidos pela municipialidade, ou pela iniciativa privada desde que comprovadamente mais eficiente. Outros seriam prestados pelas próprias pessoas, numa serie do que Howard chamou de experimentos promunicipais. Particularizando: as pessoas construiriam suas próprias casas com capital fornecido por sociedades construtoras, associações de ajuda mutua, cooperativas ou sindicatos.” ( HALL, 1195, pág. 111)
No anel exterior localizam as manufaturas, lojas, mercados, deposito de carvão, de madeira etc, ao redor da cidade possui uma estrada e terra circular que comunica com a grande linha de ferro, facilitando diretamente que as mercadorias que saem da loja para serem expedidos e vice-versa, gerando economia com esgoto de embalagens, transporte e reduzindo a perda por avarias e quebras e também diminuindo o tráfico pelas ruas, e por conseqüência diminui os gastos na manutenção dessas ruas. As máquinas nas industriais utilizam a energia elétrica para funcionarem e os resíduos da cidade são utilizados na região agrícola.Os agricultores não vendem seus produtos apenas para a cidade e sim para quem desejarem,
“ os fazendeiros e outros produtores não tem, no entanto, acidade como único mercado; eles tem, pelo contrário, pleno direito de oferecer seus produtos a quem desejarem. Neste ponto, como em outros da experiência, veremos que não se trata de restringir os direitos dos indivíduos, mas que, pelo contrário, seu campo de iniciativa é ampliado. Este princípio de liberdade é verdadeiro também para os manufatores e outros fabricantes que se estabeleceram na cidade.” (CHOAY, 1979, pág. 224)
até mesmo as empresas de energia, água, telefone, etc não procuram estabelecer monopólio absoluto, autorizando qualquer empresa privada de se encarregar dos serviços, para toda a cidade ou apenas parte dela.